domingo, 25 de março de 2012

A Aliança do Coração


Todas as vezes que Deus dava a alguém uma palavra, uma promessa, uma bênção ou qualquer outra coisa que vinha Dele, antes, Deus reivindicava uma aliança... Foi assim com Adão; com Noé; com os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó; com o grande líder Moisés, Josué e muitos outros grandes personagens bíblicos usados poderosamente pelo Senhor.

Essa aliança estabelecia bênçãos tremendas e uma grande unção de poder e autoridade espiritual, porém, tudo isso dentro de um contexto de obediência, submissão e fé. Era por isso que todas as vezes que Deus estava para entregar algo grandioso, antes era liberada uma Palavra de exortação e advertência que fazia lembrar a aliança vigente na época.

Você se lembra da épica história da conquista da cidade de Jericó? Sem dúvida foi uma das maiores conquistas milagrosas do povo de Deus. A arqueologia afirma que a cidade de Jericó tinha muros que chegavam a medir 9 metros de altura... eram na verdade dois muros paralelos cuja espessura media cerca de 4 metros. O texto bíblico afirma que haviam até casas sobre os muros. O milagre foi tremendo!

Porém, antes da grande conquista Deus liberou uma Palavra para aquele povo:

“... guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não as tomeis; e assim torneis maldito o arraial de Israel e o confundais. Porém, toda prata, e o ouro, e utensílios de bronze e de ferro são consagrados ao Senhor; irão para o seu tesouro.”

(Josué 6.18,19)

No capítulo 7 encontramos a narrativa de um homem chamado Acã, que definitivamente não estava aliançado em seu coração com o Senhor Deus. Mesmo tendo ouvido aquela Palavra e conhecendo a responsabilidade da aliança, pecou, se corrompeu e ainda atraiu sobre todo o povo de Deus maldição. Por causa dessa maldição o exército do Senhor foi derrotado na batalha seguinte, na cidade de Ai.

Você consegue ver a grande lição que temos aqui?

Se o nosso coração não estiver aliançado com o Senhor, Sua santa Palavra, Sua promessa, então nossa visão será corrompida, nos prostraremos diante de Mamon (deus das riquezas), estaremos sujeitos ao pecado e pior, a maldição da derrota em todos os sentidos.

Foi o próprio Deus que mandou Josué dizer ao povo:

“...aos vossos inimigos não poderes resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas.”(Josué 7.13)

É exatamente isso o que tem acontecido... o inimigo tem prevalecido contra a igreja, temos sofrido muitas baixas... porque o coração de muitos servos não está aliançado de verdade com o Senhor.

Gostaria de fazer um convite a você nesse momento, pare o que você estiver fazendo agora e ore ao Senhor, renove com Ele a aliança da Cruz de Cristo, confesse à Ele a sua obediência e submissão, comece a derrubar as muralhas que estão impedindo que você caminhe na presença de Deus e que Ele o abençoe e derrame sobre a sua vida unção e poder.



Um grande abraço em Cristo!



Pr. Wellington Spínola

Nenhum comentário:

Postar um comentário